BERÇÁRIO I


Estrutura Curricular do Berçário I

O Berçário I é um local de guarda e assistência, que atende crianças até 1 ano de idade. Essa turma tem um papel fundamental no processo de autoconhecimento, na construção da identidade e da autonomia, pois nos primeiros anos de vida os estímulos cognitivos e afetivos são chaves para a formação de interconexões sinápticas e redes neurais; e os primeiros anos de vida constituem uma etapa critica para a formação de autopistas cerebrais.

Nesse período, a criança começa a identificar os próprios gostos e preferências, a conhecer suas habilidades e limites, a reconhecer-se como indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos.

Nós, da Escola Recanto da Alegria, entendemos o desenvolvimento infantil como o produto da contínua interação entre o montante de experiências, os fatores genéticos e os fatores biológicos. Privilegiamos o desenvolvimento da inteligência com base em estímulos significativos e aprendizagens internas baseadas na própria experiência, então realizamos um trabalho de estimulação precoce. A estimulação precoce é uma ciência baseada principalmente nas neurociências, na pedagogia e nas psicologias cognitiva e evolutiva; é implementada através de programas construídos com a finalidade de favorecer o desenvolvimento integral da criança.

A estimulação precoce faz o uso de experiências significativas nas quais intervêm os sentidos, a percepção e o prazer da exploração, o descobrimento, o autocontrole, o jogo e a expressão artística. Sua finalidade é desenvolver a inteligência, porém sem deixar de reconhecer a importâncias dos vínculos afetivos sólidos e uma personalidade segura. Um aspecto a destacar nessa nossa proposta é que a criança é quem gera, modifica, demanda e constrói suas experiências de acordo com seus interesses e necessidades.

A estimulação precoce não procura “expor” a criança a uma série de atividades, mas sim, ao contrário, fazer com que esta as crie e construa. Este princípio modifica substancialmente o papel do professor, que passa a ser um facilitador de experiências. Portanto, já não são válidas as diretrizes do tipo “agora faça isso” ou “isto se faz assim”.

Um bom facilitador deverá ser um especialista no uso dos recursos existentes, na formulação de perguntas geradoras de atividade mental e enriquecimento de ambientes. Com relação à criança, deverá ser capaz de evocar sua interação, conhecer suas destrezas e perceber suas expressões de prazer ou interesse.

Nossa proposta de estimulação precoce embasa-se em Navarro e será implementa seguindo estes princípios:
1. Orientação para o desenvolvimento integral.
2. Criação de um clima de afeto.
3. Ênfase no descobrimento, na exploração, no jogo e na arte.
4. Utilização de experiências significativas.
5. Trabalho nas áreas de desenvolvimento.
6. Ambientes variados.

OBJETIVOS DO BERÇÁRIO I

ÁREA SOCIOAFETIVA

Objetivo: Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos.

Objetivos específicos
1) Desenvolver o contato físico.
2) Alcançar a tranquilidade e a paz interior.
3) Sorrir.
4) Compreender sentimentos (alegria, tristeza, dor).

Objetivo: Desenvolver o autoconhecimento e a auto-imagem.

Objetivos específicos
1) Conhecer o próprio corpo.
2) Tomar consciência das diferentes partes do corpo, da sua localização e sensibilidade.

Objetivo: Desenvolver a capacidade de socialização.

Objetivos específicos
1) Aprender a imitar os gestos dos outros.
2) Interagir e divertir-se na companhia de outras crianças.

Objetivo: Promover a autonomia e a ação intencional.

Objetivos específicos
1) Desenvolver a iniciativa.
2) Realizar ações intencionais.
3) Atender pedidos simples;

ÁREA DE LINGUAGEM

Objetivo: Desenvolver a capacidade de compreensão através da linguagem.

Objetivos específicos
1) Familiarizar-se com a linguagem falada.
2) Conhecer o nome e as qualidades das coisas.
3) Compreender o significado de novas palavras e ações associadas a estas.
4) Ouvir histórias curtas e rimadas.

Objetivo: Desenvolver a capacidade de percepção e diferenciação de sons.

Objetivos específicos
1) Localizar sons (percepção auditiva e musical).
2) Promover a diferenciação (discriminação) auditiva e da memória.
3) Cantar.
4) Associar os movimentos ao som da música.

Objetivo: Desenvolver a emissão de sons e a expressão verbal e não-verbal.

Objetivos específicos
1) Desenvolver a concentração e interesse pela interação verbal.
2) Promover o desenvolvimento da expressão dos desejos e dos sentimentos.
3) Balbuciar e emitir sons / palavras.
4) Utilizar a linguagem com determinado fim.

ÁREA COGNITIVA

Objetivo: Conhecer as pessoas, o entorno e os fenômenos naturais.

Objetivos específicos
1) Fixar a visão em um objeto e seguir sua trajetória.
2) Desenvolver a noção de permanência das coisas.
3) Perceber a noção de causa e efeito.
4) Ampliar a capacidade de memória.
5) Resolver problemas simples.

Objetivo: Desenvolver a percepção sensorial.

Objetivos específicos
1) Conhecer o mundo através dos sentidos.
2) Experimentar diferentes sensações.

ÁREA MOTORA

Objetivo: Desenvolver diferentes capacidades posturais.

Objetivos específicos
1) Fortalecer os músculos do corpo.
2) Desenvolver o equilíbrio e a confiança.
3) Dominar diferentes posturas.
4) Movimentar a cabeça.
5) Firmar o tronco.
6) Ficar de pé sem auxílio.

Objetivo: Desenvolver as diferentes formas de deslocamento e locomoção.

Objetivos específicos
1) Rolar.
2) Arrastar-se.
3) Sentar com apoio.
4) Sentar e ficar parada.
5) Engatinhar.
6) Transferir o peso de uma perna para a outra.
7) Caminhar.
8) Ampliar a estabilidade e o equilíbrio.
9) Subir degraus.
10) Desenvolver o tônus muscular.
11) Dançar;

Objetivo: Desenvolver a capacidade de segurar e manusear objetos.
Objetivos específicos
1) Bater palmas.
2) Desenvolver a coordenação óculo-manual (destreza de dirigir a mão em direção a um objeto e agarrá-lo, manuseá-lo).
3) Trocar objetos de mão.
4) Coordenar o movimento dos dedos para apreender, prensar, amassar, rasgar.
5) Alimentar-se com suas próprias mãos.
6) Auxiliar na organização da sala.



REFERENCIAL

NAVARRO, Adriana de Almeida. Estimulação Precoce: Inteligência Emocional e Cognitiva - 0 a 1 ano. Volume 1. São Paulo: Editora Grupo Cultural, s/ data.