BERÇÁRIO II



ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RECANTO DA ALEGRIA

Estrutura Curricular do Berçário II

Entre o primeiro e o segundo ano de vida a criança começa a andar e, portanto, ganhar independência para explorar o meio. É uma etapa marcada especialmente pelos sucessos motores amplos e pela aquisição de destrezas socioafetivas, cognitivas e de linguagem que permitirão à criança diferenciar-se ainda mais das demais pessoas e perceber a si mesma como um ser autônomo.
A criança iniciará o ano engatinhando e o terminará caminhando com desenvoltura. A sua crescente capacidade de deslocamento, somada a insaciável curiosidade, pode determinar que os adultos negociem limites, ainda que sejam importantes estes não devem suprimir o seu desejo de exploração do ambiente e dos objetos.
O desenvolvimento da linguagem, além de relacionar-se com o pensamento, tem suas bases nas relações afetivas da criança com seus pais. Por isso, é indispensável destacar a importância do carinho e do fortalecimento dos vínculos afetivos que se vem formando desde antes do nascimento.
As aquisições da linguagem também contribuirão para o desenvolvimento da autonomia da criança, pois ela será capaz de postergar seu choro para tratar de expressar verbalmente aquilo que deseja.
Enfim, a criança de 1 a 2 anos é uma exploradora insaciável que se desloca por aqui e por lá , que adquire destrezas que usa para conseguir outras, imita o que vê e aprende por observação, porem, sobretudo, que busca a sua autonomia e, ao mesmo tempo, o afeto e a proteção dos seus pais.
Nós, da Escola Recanto da Alegria, entendemos o desenvolvimento infantil como o produto da contínua interação entre o montante de experiências, os fatores genéticos e os fatores biológicos. Privilegiamos o desenvolvimento da inteligência com base em estímulos significativos e aprendizagens internas baseadas na própria experiência, então realizamos um trabalho de estimulação precoce. A estimulação precoce é uma ciência baseada principalmente nas neurociências, na pedagogia e nas psicologias cognitiva e evolutiva; é praticada através de programas construídos com a finalidade de favorecer o desenvolvimento integral da criança.
A estimulação precoce faz o uso de experiências significativas nas quais intervêm os sentidos, a percepção e o prazer da exploração, o descobrimento, o autocontrole, o jogo e a expressão artística. Sua finalidade é desenvolver a inteligência, porém sem deixar de reconhecer a importâncias dos vínculos afetivos sólidos e uma personalidade segura. Um aspecto a destacar nessa nossa proposta é que a criança é quem gera, modifica, demanda e constrói suas experiências de acordo com seus interesses e necessidades.
A estimulação precoce não procura “expor” a criança a uma série de atividades, mas sim, ao contrário, fazer com que esta as crie e construa. Este princípio modifica substancialmente o papel do professor, que passa a ser um facilitador de experiências. Portanto, já não são válidas as diretrizes do tipo “agora faça isso” ou “isto se faz assim”.
Um bom facilitador deverá ser um especialista no uso dos recursos existentes, na formulação de perguntas geradoras de atividade mental e enriquecimento de ambientes. Com relação à criança, deverá ser capaz de evocar sua interação, conhecer suas destrezas e perceber suas expressões de prazer ou interesse.
Nossa proposta de estimulação precoce embasa-se em Navarro e será praticada seguindo estes princípios:
1.    Orientação para o desenvolvimento integral.
2.    Criação de um clima de afeto.
3.    Ênfase no descobrimento, na exploração, no jogo e na arte.
4.    Utilização de experiências significativas.
5.    Trabalho nas áreas de desenvolvimento.
6.    Ambientes variados.

OBJETIVOS DO BERÇÁRIO II

ÁREA SOCIOAFETIVA
Objetivo: Fortalecer os vínculos afetivos familiares.
Objetivos específicos
1)     Desenvolver a segurança pessoal, a linguagem e o gosto pela música.
2)     Desenvolver a capacidade de interiorização.
3)     Desenvolver a identidade pessoal.
4)     Gozar da presença de outras crianças e desenvolver a capacidade de se conduzir em ambientes distintos, na imediação ou proximidade da professora.

Objetivo: Desenvolver o autoconhecimento.
Objetivos específicos
1)     Desenvolver a imagem corporal.
2)     Desenvolver o apreço pelo seu nome.
3)     Reconhecer diferentes partes do corpo por seu nome.

Objetivo: Desenvolver a capacidade de socialização.
Objetivos específicos
1)     Desenvolver o jogo social.
2)     Desenvolver a capacidade de expressar emoções.
3)     Desenvolver a capacidade de socialização com adultos e outras crianças.
4)     Desenvolver a capacidade de compartilhar.

Objetivo: Promover a autonomia e a ação intencional.
Objetivos específicos
1)     Desenvolver a coordenação motora.
2)     Desenvolver a capacidade de saber esperar sua vez.
3)     Cooperar quando a vestem ou despem.
4)     Reforçar o conhecimento sobre hábitos de higiene e alimentação.

ÁREA DE LINGUAGEM
Objetivo: Ampliar o vocabulário.
Objetivos específicos
1)     Desenvolver a imaginação.
2)     Compreender um novo vocabulário.
3)     Conhecer o nome das coisas.
4)     Conhecer o nome de diferentes objetos do entorno.
5)     Ouvir histórias curtas e rimadas.

Objetivo: Melhorar a pronuncia expressando palavras completas.
Objetivos específicos
1)     Aprender o nome de animais.
2)     Conhecer e apontar partes do corpo.
3)     Pronunciar o nome dos amigos e familiares.

Objetivo: Comunicar as necessidades.
Objetivos específicos
1)     Expressar necessidades básicas.
2)     Expressar desejos com duas ou mais palavras
3)     Expressar a necessidade de ir ao banheiro.
4)     Desenvolver a capacidade de expressar a necessidade de dormir.

Objetivo: Expressar frases com duas palavras.
Objetivos específicos
1)     Adivinhar as ações que as outras crianças fazem.
2)     Desenvolver a expressão verbal e a memória.
3)     Relacionar o nome de um objeto com seu uso.
4)     Desenvolver a expressão verbal e a memória.

ÁREA COGNITIVA
Objetivo: Reforçar as noções de permanência, mudanças e causa e efeito.
Objetivos específicos
1)     Reforçar a noção de permanência de objetos.
2)     Desenvolver o conhecimento sobre causas e efeitos.
3)     Desenvolver o conhecimento das leis da dinâmica.
4)     Ampliar a capacidade de memória.

Objetivo: Desenvolver noções de localização espacial.
Objetivos específicos
1)     Explorar as possibilidades de movimento.
2)     Desenvolver a motricidade fina e a capacidade de concentração.
3)     Estabelecer uma relação entre os objetos no espaço.
4)     Desenvolver as noções de dentro e fora e em frente e atrás.

Objetivo: Diferenciar objetos conforme suas características.
Objetivos específicos
1)     Desenvolver a capacidade de formar pares.
2)     Diferenciar entre o masculino e o feminino.
3)     Relacionar objetos com seus donos.
4)     Classificar objetos.

Objetivo: Favorecer a exploração do entorno.
Objetivos específicos
1)     Desenvolver a memória visual.
2)     Desenvolver a noção de permanência de objetos.
3)     Desenvolver a discriminação auditiva.
4)     Explorar o entorno natural.

ÁREA MOTORA
Objetivo: Aperfeiçoar Diferentes formas de deslocamento.
Objetivos específicos
1)     Aperfeiçoar os movimentos num espaço reduzido.
2)     Desenvolver a capacidade de imitação e a segurança dos movimentos no espaço.
3)     Desenvolver a capacidade de deslocar-se livremente pelo espaço.
4)     Expandir as atitudes linguísticas e a força física.

Objetivo: Desenvolver o equilíbrio.
Objetivos específicos
1)     Desenvolver a agilidade e a força física.
2)     Desenvolver a estabilidade e a sensibilidade na planta dos pés.
3)     Dominar uma postura corporal correta.
4)     Desenvolver o controle da marcha.
5)     Ampliar a segurança pessoal.
6)     Desenvolver controle de movimentos no espaço.

Objetivo: Ampliar o controle dos movimentos no espaço.
Objetivos específicos
1)     Coordenar o movimento e a tensão dos braços.
2)     Fortalecer os músculos do corpo e aperfeiçoar as diferentes formas de deslocamento.
3)     Desenvolver a consciência do movimento e a coordenação de ambas as mãos.

Objetivo: Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e modificar objetos.
Objetivos específicos
1)     Coordenar o uso de ambas as mãos.
2)     Desenvolver a coordenação visomotora.
3)     Desenvolver a autonomia.
4)     Desenvolver a capacidade de preensão.
5)     Auxiliar na organização de objetos da sala.



REFERENCIAL

NAVARRO, Adriana de Almeida. Estimulação Precoce: Inteligência Emocional e Cognitiva - 1 a 3 ano. Volume 2. São Paulo: Editora Grupo Cultural, s/ data.